glossário
Dentro do universo do entretenimento e cultura midiática sul-coreana, existe um vocabulário específico e particular que é bem comum para aqueles que são kpoppers e amantes de k-dramas. Aqui você pode conferir algumas dessas palavras que estarão presentes em nossas postagens!
Akgae/solo stan - akgae é um termo utilizado para se remeter a alguém que é fã de algum membro de um certo grupo, destrata e desrespeita os demais integrantes.
Enquanto solo stan também é fã de apenas um membro específico, mas não desrespeita os demais integrantes.
B-side - músicas secundárias de um álbum.
Bias - é seu membro favorito de um grupo de K-Pop. Você pode ter mais de um bias tanto em um grupo quanto de vários outros grupos.
Bias wrecker - é aquele membro que tenta “roubar” o lugar do seu artista favorito do K-Pop.
Big3 - palavra utilizada para se remeter ao legado das três maiores empresas e pioneiras da indústria musical sul-coreana (YG, SM e JYP).
Comeback - o retorno, lançamento de um novo projeto de um grupo.
Debut - lançamento de um grupo, pode vir acompanhado de outro termo, como por exemplo debut single ou debut album, se remetendo ao primeiro álbum ou single de um grupo.
Exemplo: The Album é o debut album de Blackpink e Black Mamba, o debut single de Aespa.
Disband - o fim, a separação de um grupo.
Dramaland - palavra utilizada para se remeter ao universo dos k-dramas.
Dongsaeng - palavra utilizada para se referir a alguém mais novo.
Fanchant - são palavras que acompanham a melodia de uma música e são cantadas pelos fãs, como forma de apoio durante uma performance.
Fansite - site dedicado a um grupo ou membro, geralmente voltado para fotos, notícias e projetos.
Hallyu - onda em coreano, remete a expansão da cultura midiática coreana pelo mundo.
Hiatus - se remete a pausa, tempo de um grupo ou solista sem lançamentos.
Hyung/Eonni (unnie) - palavras utilizadas pelos coreanos para se referir a alguém mais velho que ele, sendo hyung usando apenas entre homens e eonni para mulheres.
Idol - ídolo na tradução literal, palavra usada para remeter um artista dentro da indústria do k-pop
Maknae - o membro mais novo de um grupo de kpop.
Million seller - grupo ou solista que vendeu mais de 1 milhão de cópias em seu álbum físico.
MV - abreviação de music video, videoclipe em português.
Oppa/Noona - palavras utilizadas pelos coreanos para se referir a alguém mais velho do sexo oposto. Oppa para homens e noona para mulheres.
Plot twist - uma reviravolta no enredo de uma história, algo que não estava sendo esperado pelo público.
Rookie - idols e grupos recém estreados na indústria musical.
Sasaeng - alguém obcecado, que persegue e invade a privacidade de algum idol.
Stage name e real name - o stage name é o nome artístico de um idol, enquanto o real name é seu nome de batismo.
Stan - um fã, aquele que apoia algum grupo.
SUB UNIT - fragmento de um grupo de K-pop, no qual integrantes seletos são adicionados em um grupo a parte, formando um novo repertório. Exemplo: EXO tem a sub-unit EXO-CBX, com apenas três integrantes do grupo original, e também possuem a unidade EXO-SC, com somente dois membros do grupo original incluso. Vale mencionar que isso não os exclui do grupo de origem e nem ameaça a formação original.
Sunbaenim - se remete a alguém que seja mais velho/experiente na indústria. Por exemplo, os membros do EXO são sunbaenim do Stray Kids.
Title - música que apresenta um álbum, escolhida para divulgar o projeto, a faixa que possui um videoclipe. Algumas vezes leva o mesmo nome do álbum, sendo assim a title track. Exemplo: Bambi é a title do álbum Bambi de Baekhyun.
Trainee - treineiros, aqueles que ainda estão treinando para estrear como idols
Ultimate (utt) - seu artista favorito de todo o K-Pop, aquele que você mais se identifica e sente mais conexão. Algumas pessoas dizem que você só pode ter um, mas isso não é regra; você pode ter mais de um artista favorito tanto dentro de um grupo quanto fora dele.
RAk - Real-Time All-Kill, ou seja, a música está dominando o tempo real de todos os charts da Coreia e ele é atualizado a cada hora. Se a música estiver em #1 em todos os charts que possuem Real-Time (Melon, Genie, Bugs e Flo) e inclusive do próprio iChart, que possui seu próprio Real-Time Chart, a música pega o RAK.
CAK - Certificado de All-Kill. Mostra a música que domina todos os #1 Real-Time dos charts (tempo real no Melon, Genie, Flo e Bugs) e também os #1 no daily charts (diário no Vibe, Melon, Genie e Bugs). Para uma música receber CAK, ela deve ficar em #1 nos charts coreanos por pelo menos por um dia, pois o certificado atualiza diariamente; e não por hora como o RAK.
PAK- Perfect All-Kill. Mostra que a música permaneceu em #1 no Real-Time Chart (tempo real no Melon, Genie, Bugs e Flo) juntamente com #1 no Daily Chart (diário no Melon, Genie, Bugs e Vibe), Weekly iChart (chart semanal do iChart) e também no Real-Time do iChart. Caso a música chegue a #1 no daily chart todos os dias por pelo menos uma semana, ele faz com que chegue em #1 no Weekly iChart e dessa forma a música alcança o PAK que é o mais difícil de se conseguir.
ULS - Unique Listeners (Ouvintes Únicos), ou seja, são os números de contas diferentes que estão escutando a musica naquele momento, e não a quantidade de stream de cada um. Um usuário de ID que ouvir a música pelo menos 1x, o ULs refletirá o GP (general public, público geral da música).