top of page

Em nome de Kwangya: 5 referências bíblicas no universo de grupos da SM

Atualizado: 4 de ago. de 2023

Serpentes e luta entre o bem e o mal são elementos que reforçam a ideia que o multiverso do EXO e aespa foi inspirada na Bíblia

(Reprodução/ SM Ent.)

Que a SM vem unindo todos os seus grupos em um poderoso multiverso, todo mundo já sabe. Não é de hoje que a companhia fundada pelo Lee Soo Man e conhecida como uma das Big Three do Kpop tem apostado em um conceito único, feito especialmente para ligar os artistas sob o seu selo. Kwangya ou SMCU, chame como quiser: o fato é que essa união é cada vez mais tangível entre os lançamentos.


A cada novidade é mais fácil perceber o vocabulário próprio do conceito nas faixas (termos como ae, SYNK, FLAT, etc), além da clara referência a outros atos musicais da SM. Mas, se alguém pensa que tudo isso é 100% original, está enganado. Alguns elementos desse universo referenciam a Bíblia. Sim, é isso mesmo que você leu: os trabalhos mais recentes dos grupos da SM possuem referências facilmente identificadas como bíblicas.



A Bíblia, aquele livro com mais de mil páginas que você deve ter algum canto de casa ou aberto no centro da estante no livro de Salmos, já serviu posteriormente como inspiração para outros atos de kpop. Grupos como A.C.E e TWICE utilizaram referências bíblicas nas faixas Callin' e More and More respectivamente, mas ninguém explorou com tanto afinco o livro mais lido da humanidade quanto a SM.


É claro que o Café Com Kimchi não vai te fazer ler a Bíblia inteira só para buscar algumas semelhanças entre os versículos e os comebacks, mas que tal conferir 5 detalhes presentes em videoclipes da SM que podem (ou não) estar associados a passagens bíblicas? Então, amém, Kwangya e vamos começar!


1. AESPA: o vilão é uma serpente

(Divulgação/ SM Ent.)

Recém debutadas, o aespa apresentou o multiverso da SM através de Black Mamba; mas não foi só isso que o quarteto produzido por grandes nomes da indústria apresentou. O MV de debut trouxe em destaque o grande antagonista do SMCU, uma divindade maligna que assume a forma de uma serpente preta gigante. Em Next Level, o lançamento seguinte do aespa, é confirmado que Black Mamba é o vilão que as integrantes tentam combater, e as fotos de Savage, o último lançamento, também trazem à tona a imagem de uma cobra.



Na Bíblia, o grande antagonista também se materializa como uma serpente, e é descrito dessa forma do primeiro livro bíblico até o último (de Gêneses à Apocalipse). Todavia, a natureza e objetivos dos vilões são diferentes. No mundo do aespa, o Black Mamba é uma criatura que impede a conexão dos humanos com seus alter-egos virtuais. Já na Bíblia, a serpente é um anjo rebelde que desafia a autoridade de Deus.


2. A letra de Black Mamba


A letra da música de debut do aespa também pode fazer referências à Bíblia. Em Black Mamba, Karina, Giselle, NingNing e Winter cantam sobre como a serpente pode ser uma "tentação que consome você." Uma passagem bíblica muito conhecida é quando Jesus é tentado pelo Diabo (a Serpente) no meio do deserto, um ambiente hostil e selvagem. E, pasme: Kwangya também pode significar selvagem em coreano!


3. Kai em um cenário familiar

(Divulgação/ SM Ent.)

Uma paisagem natural, com um homem deitado sob uma árvore, levantando um dos braços para alcançar uma fruta. É com esses elementos que muitos artistas retratam o pecado original: o momento em que Adão e Eva comem do fruto proibido do Jardim do Éden (cuja passagem é descrita no primeiro livro da Bíblia). E é nessa estética que o KAI aparece em Peaches, o novo lançamento do membro do EXO. Coincidência ou inspiração? Alguns fãs acharam tão parecido que criaram montagens e fanarts em cima das imagens!



4. A Santa Ceia do EXO


Monster do EXO é um verdadeiro banquete para fisgar referências bíblicas — e o banquete do music video é justamente a primeira delas. Em uma das cenas do videoclipe, vemos uma mesa posta com todos os membros de um único lado, fitando o que está à frente deles. É uma disposição semelhante à última refeição de Jesus na Terra; retratada por inúmeras obras de arte, sendo a mais famosa delas A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci.

(Reprodução / SM Ent. / Google)

A semelhança nos quadros nos faz lembrar ainda de outra coincidência (ou não): o EXO debutou originalmente como um grupo de doze integrantes, que é o mesmo número de discípulos de Jesus (e os doze estão representados na pintura de Da Vinci). O contexto também aponta para a constante luta entre o bem e o mal, presentes em ambos os MVs da SM e os contos bíblicos. Tudo conectado!


5. Storyline de Monster (EXO)


E tem mais referências em Monster, sim! Além do visual do videoclipe que claramente remete à Santa Ceia, o desenrolar do MV também se parece com os eventos subsequentes na vida de Jesus. Aquela é a última refeição antes de tudo dar errado — no vídeo do EXO, os membros são sequestrados e, na Bíblia, Jesus é assassinado e seus discípulos são perseguidos.


Ademais, ocorre também a revelação de um traidor e um salvador. A diferença é que, na Bíblia, são pessoas diferentes (Jesus é o salvador e Judas é o traidor), e no comeback do EXO, os dois papéis são interpretados pelo Baekhyun. Baekhyun aparentemente trai seus amigos sendo o primeiro a sair da Ceia, mas é ele quem os salva, mais tarde, quando todos estão presos.


Lembrou de mais uma referência bíblica em algum MV da SM ou de Kpop? Conta pra gente no Twitter e Insta do Café!








bottom of page