top of page
Foto do escritorStephany Mariano

Além dos palcos: Shows, filmes e documentários de K-pop que chegaram aos cinemas

Atualizado: 4 de fev. de 2023

Permission to Dance, Super Show 8, BLACKPINK: The Movie e outros estiveram nas telonas e atraem um grande número de fãs


(Reprodução: Hybe, Starship, YG e SM)

Sala fechada, som alto, assentos escolhidos e pipoca. Quando se fala em cinema, logo se pensa nos filmes; mas já imaginou assistir a um show de K-pop ou documentário sobre seu grupo favorito nas telonas? Isso já foi possível para alguns fandoms.


O sucesso de diversos grupos levou à produção de filmes e concertos direcionados ao cinema, trazendo uma experiência diferente ao público que antes só poderia ir aos shows presenciais ou assistir suas versões virtuais em casa. BLACKPINK, Monsta X, BTS, Super Junior e outros atos do K-pop já lançaram longas e documentários que fizeram sucesso nas bilheterias.



O Café com Kimchi trouxe alguns exemplos de produções do tipo, que já passaram ou que ainda chegarão às salas do Brasil:


BTS: Permission To Dance On Stage


Depois de um longo período dos palcos, o BTS retornou em março com shows em Las Vegas, nos Estados Unidos, e em Seoul na Coreia com o Permission To Dance On Stage. Esse foi o primeiro show do grupo em dois anos e meio, tendo ficado afastados das apresentações devido à pandemia de covid-19. Os shows em Seoul foram nos dias 10, 12 e 13 de março de 2022, e o concerto do dia 12 foi transmitido ao vivo nos cinemas de vários locais do Brasil, totalizando 11 capitais.



O show aconteceu no Estádio Olímpico de Seoul, e foi exibido nos cinemas poucas horas depois da apresentação na Coreia. Como protocolo de segurança da pandemia, foi recomendado evitar gritos e muito barulho, tanto nos shows presenciais no estádio quanto para os que estavam assistindo nos cinemas ao redor do mundo. A presença dos fãs nas salas cinematográficas rendeu ao grupo cerca de US$32,6 milhões.


Além da versão inédita de transmissão do show nos cinemas, o BTS também levou outros filmes especiais às telonas, como as produções Burn The Stage, Break The Silence e Bring The Soul. Os títulos citados foram em formato de documentário, mostrando a rotina dos integrantes, bastidores das turnês mundiais e as performances marcantes.



Monsta X: The Dreaming


O Monsta X anunciou no fim do ano passado o lançamento de The Dreaming, que chegou ao cinemas de mais de 70 países em dezembro de 2021, incluindo o Brasil. O longa contou a história do grupo registrada durante seis meses, com entrevistas exclusivas e histórias dos bastidores de suas turnês pelo mundo. Além das performances especiais dos maiores sucessos do grupo, o longa-metragem fez uma ponte de referência com o segundo álbum em inglês do grupo, que viria logo em seguida intitulado com o nome do doc.


Feito como um presente ao fandom Monbebe, The Dreaming foi uma espécie de "filme-concerto", pré-gravado para sua apresentação nos cinemas; e a exibição aconteceu entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2021. As promoções do lançamento foram feitas somente com os membros Jooheon, Kihyun, Hyungwon, I.M e Minhyuk, pois Shownu ainda estava prestando o serviço militar obrigatório sul-coreano.




BLACKPINK: The Movie


Lançado em 2021 em comemoração aos CINCO anos de carreira do girlgroup, BLACKPINK: The Movie é um documentário que mostra a rotina das integrantes de forma íntima, além de trazer os bastidores e performances ao vivo que o grupo realizou durante esse tempo. O BLACKPINK já havia lançado anteriormente o projeto Light Up The Sky, que está disponível na Netflix.


O The Movie foi exibido em diversos cinemas ao redor do mundo, em sessões especiais que tinham três telas e com som que simulava o eco de um show ao vivo, tornando a experiência mais imersiva. A produção alcançou grande bilheteria e faturou cerca de US$4,8 milhões.


O lançamento fez parte de um grande projeto do quarteto, chamado 4+1 Project, que prometia novidades durante o mês de aniversário do BLACKPINK. O documentário foi disponibilizado na Disney +, plataforma que vem investindo em produções leste asiáticas, principalmente sul-coreanas, para acrescentar em seu catálogo. Então, quem não conseguiu assistir nos cinemas, poderá conferir no streaming.




Super Junior: Super Show 8 - Infinite Time


O Super Junior, com mais de 16 anos de carreira e reconhecido na indústria do K-pop, já fez diversas turnês nacionais e internacionais. Em 2022, o Super Show 8: Infinite Time trouxe para os cinemas a gravação da oitava turnê internacional do boygroup, o que foi um grande presente para os fãs dos artistas.


O longa traz detalhes sobre a tour, bastidores e apresentações feitas durante a promoção do álbum Time Slip, lançado em 2019. As exibições ocorreram em países como México, Chile e Argentina, e incluiu localidades no Brasil em fevereiro deste ano.


O Super Show 8 começou com dois shows em Seoul na Coreia do Sul, e passou pelo Japão, China, Tailândia, Filipinas e Indonésia em seguida.




Seventeen: Power Of Love - The Movie


Aderindo a este formato, o grupo composto por 13 integrantes divulgou também o seu primeiro filme exibido nos cinemas. Intitulado Seventeen: The Power Of Love, a produção chegou às telonas em abril de 2022 em mais de 50 países, incluindo o Brasil.


Descrito como “uma carta de amor em forma de filme”, o longa conta a trajetória do SEVENTEEN desde sua estreia, mostrando seus desafios, performances ao vivo, entrevistas e bastidores da vida agitada dos k-idols. Anteriormente, o grupo lançou o documentário Seventeen: Hit The Road que está disponível no canal do conjunto no YouTube, e no Weverse — plataforma com conteúdos exclusivos de diversos artistas, incluindo aqueles que estão sob o selo da empresa HYBE.




NCT Dream The Movie: In A Dream


O mais recente lançamento nos cinemas é do NCT Dream, com o show NCT Dream The Movie: In A Dream. Seguindo a modalidade de filme-concerto, a produção acompanhará o grupo da SM em performances da sua recente turnê, a NCT Dream Tour - The Dream Show 2; além de cenas de bastidores com os integrantes.


O segundo show do conjunto foi filmado no Estádio Olímpico de Seul, que é um dos maiores da Coreia e um dos maiores objetivos dos artistas na hora de organizar concertos grandes. O título chegará aos cinemas do Brasil com sessões nos dias 30 de novembro e 03 de dezembro.








Comments


bottom of page