Entenda mais sobre as grandes empresas que criaram a indústria do k-pop e conheça o legado da SM, JYP e YG
(Reprodução/JYP Entertainment/SM Entertainment/YG Entertainment)
YG, SM, JYP, BigHit, Cube, Big3… Todo novato no k-pop, ao se deparar com um novo mundo de nomes, termos e técnicas, se assusta. É uma reação compreensível que se tornou um padrão, afinal, a indústria de música coreana se difere das outras justamente por essas características tão específicas, como as empresas, os contratos e a divisão por gerações.
No pop estadunidense, o majoritariamente consumido, a relação artista-empresa não é tão estreita quanto no k-pop. É normal que haja uma colaboração entre um artista da Universal ou da Warner Music, assim como não é estranho que cantores da Sony Music e da ABC interajam. A rigidez das empresas de k-pop é diferente, e aquela com a qual você assina indica sua personalidade como artista.
As empresas que compõem a sigla Big 3 são: SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment. Elas são a referência de entretenimento no k-pop por terem criado os maiores grupos e idols. Vale frisar que o título não tem relação com o lucro ou com quanto dinheiro elas movem, mas, sim, com a história e com o legado deixado por elas.
Sendo assim, o Café Com Kimchi preparou um especial para te ajudar a entender porque essas três empresas em específico têm tanto renome na indústria! Confira abaixo:
SM Entertainment
(Reprodução/SM Entertainment)
A SM foi fundada por Lee Soo-man, que era um cantor durante seu tempo na universidade, em 1995. A empresa deu origem aos grupos da primeira geração do k-pop, com o debut do H.O.T em 1996, o S.E.S em 1997, o Shinhwa em 1998 e a BoA em 2000. Em 2002, a SM recebeu o Grande Prêmio de Exportação em Música do Ministério da Cultura e do Turismo devido ao seu trabalho como precursora da hallyu, nome dado à febre coreana. Até os dias atuais, considera-se que os idols que estreiam pela SM Entertainment sejam os exemplos para o restante da indústria.
O modelo de idol como conhecemos hoje foi inaugurado pela empresa. É comum ver artistas que foram trainees de lá e acabaram migrando para outros grupos por terem sido removidos da line-up antes do debut, visto que o sistema da SM é rigoroso e pede o máximo de cada integrante. Outras empresas adotaram o sistema de aperfeiçoamento das habilidades após a SM comprovar o sucesso. Além disso, ela também inovou ao introduzir o k-pop para outros países, como o Japão, com o TVXQ, e a China, com o EXO.
As músicas da empresa são bem únicas, e isso ocorre por conta dos exímios produtores. Yoo Young-jin, compositor e treinador vocal, auxiliou no debut de diversos artistas já estabelecidos na indústria, e alguns levam o apelido de “filhos do Yoo Young-jin” por serem tão conectados ao estilo R&B do produtor — Winter, do aespa, e D.O., do EXO, são dois exemplos. A SM também foi a pioneira de diversas tendências no k-pop que se mantém até hoje, como a presença de photocards nos álbuns, a posição de center, a importância dada ao membro considerado visual e a música experimental.
Os grupos que nascem nela sempre são extremamente antecipados devido à reputação dos outros. Uma característica em comum entre todos eles é o foco dado às habilidades vocais, já que a empresa é a casa de grandes vocalistas do k-pop, como Bada, do S.E.S, e Lina, do CSJH The Grace. Os idols de lá também são ensinados a serem excelentes em uma área específica para ter um treinamento focado, mas grandes all-rounders e aces (membros que têm um perfeito desempenho no vocal, na dança e no rap) também são de lá, como Taemin, do SHINee, e Seulgi, do Red Velvet.
Considerada a empresa que deu origem ao k-pop como conhecemos, a SM ainda é inovadora em diversos aspectos da indústria. É possível dizer que essa é a empresa que não apenas representa o gênero, mas que criou ele. Com seu sistema de treinamento, debuts aguardados e idols lapidados, Lee Soo-man e sua equipe fizeram uma revolução na área musical.
Destaques de artistas da SM:
Candy - H.O.T (1996)
Dreams Come True - S.E.S (1998)
No. 1 - BoA (2001)
Mirotic - TVXQ (2008)
Sorry Sorry - Super Junior (2009)
Gee - Girls' Generation (2010)
Hot Summer - f(x) (2011)
Lucifer - SHINee (2012)
Growl - EXO (2013)
My First and Last - NCT Dream (2017)
Red Flavor - Red Velvet (2017)
Kick It - NCT 127 (2020)
Next Level - aespa (2021)
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YG Entertainment
(Reprodução/YG Entertainment)
Quando se pensa em YG, a primeira imagem que vem à cabeça é a de conceitos inspirados no hip-hop, e isso significa que a empresa alcançou seu objetivo. Fundada em 1996 por Yang Hyun-suk, ex-membro do grupo Seo Taiji and Boys, a YG busca a originalidade e independência de seus artistas. Ela é responsável por grandes nomes do k-pop: PSY, Big Bang, BLACKPINK e AKMU. A YG expandiu para além da música, atuando como marca de roupa e cosméticos e abrigando atores e atrizes, além de compositores e produtores.
Apesar do início morno, a YG rapidamente se tornou uma das empresas mais importantes da indústria. Seven, idol debutado em 2003, ganhou muita atenção por ser considerado o rival do lendário solista Rain à época. Tendo em vista o sucesso alcançado, a empresa virou seu foco para lançar o primeiro grupo idol, e assim nasceu o Big Bang, considerado um dos grupos masculinos mais importantes da indústria. Após a estreia do 2NE1, os artistas da empresa passaram a ganhar mais reconhecimento internacional, especialmente nos Estados Unidos.
Conhecida por lançar muitos singles de impacto digital, a YG se firmou como a empresa dos sonhos de muitos trainees. O modelo de formação dos idols é idêntico ao da SM, mas a YG dá ênfase na contribuição que os artistas podem dar para a construção das músicas — G-Dragon, solista e membro do Big Bang, compôs a maior parte das canções do grupo, assim como CL, solista e ex-membro do 2NE1, ajudou na composição do álbum Crush.
É impossível falar da YG Entertainment sem citar Teddy Park. Ex-membro do grupo de hip-hop 1TYM da própria YG, Teddy seguiu com a sua carreira na empresa após o disband como produtor musical. Ele produziu grandes hits com seu estilo de produção único e facilmente identificável, chegando a negar uma oportunidade de trabalho com a estrela do pop estadunidense Lady Gaga por ser fiel aos artistas da YG. Em 2016, fundou a subsidiária The Black Label, que hoje possui nomes como Zion.T e Somi.
Com inúmeros hits e uma identidade visual única, a YG Entertainment criou o estilo explosivo e americanizado do k-pop, buscando influências certeiras no hip-hop e nas danças urbanas. Mesmo com alguns percalços, a empresa segue demonstrando porque merece toda a atenção e fama que possui.
Destaques de artistas da YG:
Lies - Big Bang (2007)
I Don't Care - 2NE1 (2009)
Gangnam Style - PSY (2013)
1, 2, 3, 4 - Lee Hi (2014)
Born Hater - EPIKHIGH (2014)
Really Really - WINNER (2017)
Dinosaur - AKMU
Love Scenario - iKON (2018)
DDU-DU DDU-DU - BLACKPINK (2018)
BOY - TREASURE (2021)
JYP Entertainment
(Reprodução/JYP Entertainment)
Sob o slogan “líder em entretenimento”, a JYP é uma das agências mais rentáveis da indústria. Foi criada em 1997 por Park Jin-young, solista também conhecido como J.Y. Park. Sua experiência como cantor, idol e produtor o levou a desenvolver alguns dos artistas mais famosos da Coreia do Sul, como Rain, 2PM, Wonder Girls e TWICE.
Quase todos os grupos e solistas da empresa já tiveram uma canção produzida pelo próprio Jin-young. A tag “JYP”, sussurrada no início das músicas de sua autoria, geralmente indica sucesso instantâneo; Tell Me, do Wonder Girls, e Lies, do g.o.d, podem confirmar. Assim, é normal que os artistas sejam influenciados pelo estilo do produtor, tanto nos conceitos quanto na sonoridade. O próprio g.o.d, cujos integrantes foram preparados por Jin-young, se tornou um dos grupos mais populares e firmou o produtor como criador de sucessos.
“O problema da indústria musical dos EUA é que as empresas de música, agências de gerenciamento e companhias de planejamento de performance trabalham de forma individual. É difícil de criar um resultado final com somente a música, então haverá perda. Nós fazemos essas três etapas ao mesmo tempo, focando na estrela. Esse é o jeito coreano.”
Park Jin-young em entrevista à Chosun Ilbo (2007)
Um elemento chave nos grupos da JYP é a performance. As coreografias, às vezes não complexas, mas sempre perfeitamente executadas, rendem virais e ficam conhecidas pelo público geral. Além disso, os artistas dão muita atenção ao campo das apresentações ao vivo, então o carisma e a presença de palco são duas habilidades sempre presentes e trabalhadas. Isso fez com que grandes solistas, como o próprio Jin-young, fossem oriundos da empresa: Park Jiyoon, HyunA, Jo Kwon, Jay Park, Rain e Sunmi, que retornou ao seu antigo produtor para lançar When We Disco.
Os idols são, assim como a empresa, líderes em entretenimento, sendo excelentes na área de programas de variedade e conexão com o público geral. Diferente dos idols da SM e da YG, os integrantes da JYP Nation têm a imagem de acessíveis e alcançáveis, como se qualquer um pudesse fazer parte do grupo deles. O Day6 conseguiu isso ao ser uma banda e o ITZY se diferenciou da massa ao cantar sobre questões comuns a todos, como autoestima e amor próprio.
Seja com as ballads do 2AM ou com o bubblegum pop do TWICE, o conhecimento da indústria idol pela parte de de Park Jin-young permitiu que ele fundasse uma empresa com um estilo único de gerenciamento — quatro divisões para focar nas necessidades específicas de cada grupo — e alcançasse um estrondoso sucesso com ela. Os hits dizem por si só: você também vai querer dançar com a JYP Entertainment.
Destaques de artistas da JYP:
Bad Guy - Rain (2002)
So Hot - Wonder Girls (2008)
Bad Girl Good Girl - Miss A (2010)
A.D.T.O.Y - 2PM (2013)
Stop Stop It - GOT7 (2014)
Who's Your Mama? - J.Y. Park (2015)
TT - TWICE (2016)
I Wait - Day6 (2017)
Dalla Dalla - ITZY (2019)
Thunderous - Stray Kids (2021)
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