top of page

Carimba que é "Brat"! 9 músicas de K-pop que têm a essência club classics

O novo álbum da Charli xcx conquistou a internet e tornou-se o novo vício musical da temporada. Confira algumas canções sul-coreanas com essa energia!


Grupo aespa com conceito brat, de cantora charli xcx
(Divulgação/Atlantic Recording Corporation/SM Entertainment)

As ultimas semanas na internet foram dominadas pela capa verde simplista do disco de retorno da artista britânica Charli xcx, o retorno após quase 2 anos do lançamento do antecessor CRASH levou fãs da cantora e apreciadores do gênero hyperpop a loucura. O primeiro suspiro de Brat veio a tona em fevereiro deste ano, com o lançamento do single Von Dutch, uma faixa poderosíssima que abre as alas para um retorno empolgante ao gênero que tem dominado a indústria pop graças a artistas autênticas como Sophie, Arca e é claro, a própria Charli xcx.



O hyperpop não é uma novidade na música, mas seu retorno configura uma retomada das estéticas características dos anos 2000 aliados a um futurismo musical com o uso exagerado de sintetizadores, autotune e canções que chutam a cara do pop higienista e genérico atual. Pode-se dizer que as canções que compõem Brat são a essência genuína do pop que tanto faz falta nos últimos anos.


No K-pop, a situação não é tão diferente, por isso, o Café com Kimchi reuniu grandes canções de artistas de pop coreano que sustentam a ousadia e a diversidade sonora que tanto admiramos na indústria, e claro, que possuem aquele jeitinho brat de ser!




aespa - Illusion


As queridinhas da SM Entertainment provavelmente são as primeiras que vem a mente dos novos apreciadores de K-pop quando se trata de entregar faixas e até mesmo uma estética dignas do selo brat. No entanto, apesar das inúmeras faixas-título que poderiam estar nesta lista, nenhuma supera o single de pré-lançamento Illusion do segundo mini-álbum GIRLS.


O aespa conseguiu unir a ousadia estética, vocais poderosos e um instrumental eletrizante capaz de aquecer pistas de dança. No mais, Illusion foi uma amostra perfeita para aquecer o público para o primeiro comeback do girlgroup em julho de 2022, mesmo que este nem seja de longe o melhor disco do grupo. A canção é um misto energético entre hip hop, synth-pop, dance, EDM-trap e eletrônica com fortes traços do hyperpop, além de contar com uma letra poderosa e atraente.




SHINee - DxDxD


DxDxD, single japonês que deu início a uma nova era de lançamentos nipônicos do SHINee em 2015 é uma perfeita classificação do que tem faltado no K-pop nestes últimos anos. Assim como, trata-se de uma clara demonstração dos veteranos de que lançamentos japoneses podem ser tão relevantes quanto qualquer disco coreano, ou até mesmo, faixas em língua inglesa feitas para agradar o público ocidental que pouco entende de K-pop.


A canção é dançante, divertida e conta com uma batida contagiante capaz de ser a trilha sonora de qualquer balada de bom gosto musical. Além de obviamente, ser juvenil e descontraída graças ao instrumental bem elaborado que mistura o pop, o EDM e a eletrônica de forma harmônica.




ITZY - 24HRS


Em janeiro de 2020, as ainda rookies do ITZY trouxeram ao mundo um dos mini-álbuns mais bem produzidos de um girlgroup estreante. O potente It'z Me veio ao mundo após um debut e uma turnê estadunidense bem sucedida e rendeu uma estreia em primeiro lugar na Gaon Album Chart da Coreia do Sul, assim como o quinto lugar no World Albums Chart da Billboard, as posições mais altas já ocupadas pelo ITZY nas paradas.


Apesar da faixa Wannabe ser uma das queridinhas do público, a canção que se destaca ao explorar a essência ousada do hyperpop é 24HRS, uma b-side produzida por Sophie, uma das maiores artistas e produtoras musicais da década, responsável por sucessos de inúmeros grandes artistas e uma amiga pessoal de Charli xcx.




EXO - Artificial Love


Um dos momentos em que o EXO decidiu ousar pra valer na discografia foi com o amado e temido EX'ACT um ato inesquecível de 2016 que marcou o retorno do boygroup após uma sequência impressionante de discos. Com duas faixas-título e um disco físico que apresenta conceitos visuais distintos remetendo a dualidade entre luz e trevas, o grupo decidiu mergulhar um pouco mais fundo no EDM e contrastou faixas românticas com a sensualidade de um grupo que se mostrava cada vez mais maduro.


O uso de autotune foi intensificado neste disco e no repackage Lotto, fator que causou certa estranheza na época mas que envelheceu como vinho. No caso de Artificial Love o EDM vem ao lado do R&B soul que estava em crescente na época, um diferencial curioso quando comparamos a canção com outras da lista.




SuperM - Super Car


Um dos projetos mais controversos da SM Entertainment dividiu opiniões e rendeu debates entre fãs descontentes com a proposta e uma parcela que demonstrava alegria ao poder apreciar a junção de três gerações em um projeto conjunto. O grupo composto inicialmente por Baekhyun (EXO), Kai (EXO), Taemin (SHINee), Taeyong (NCT), Mark (NCT) e Lucas (ex-NCT/WayV), apelidados de "Vingadores do K-pop" cuja função era expandir para o ocidente os lançamentos da SM Entertainment, focando principalmente em promoções nos EUA.


O grupo rendeu dois discos, sendo o mini-álbum SuperM lançado em 2019 e o full álbum Super One de 2020. Apesar de ser alvo de duras críticas por parte dos fãs, pode-se dizer que no que diz respeito a lançar boas b-sides, o grupo obteve sucesso. Dentre os lançamentos, uma das faixas que mais carrega o jeitinho brat é Super Car do primeiro disco, uma coincidência curiosa, afinal, a própria Charli xcx possui uma canção sobre carros velozes denominada Vroom Vroom, uma produção da inigualável Sophie.




f(x) - Nu ABO


O girlgroup feminino que mais ousou na história da SM Entertainment conta com uma breve discografia composta por faixas icônicas e impactantes até os dias de hoje. O eterno f(x) contava com conceitos diversos, vocais poderosos e um jeito único que rendeu grandes lançamentos até o anuncio de seu fim prematuro em 2020, exatos 11 anos após a estreia.


Um dos lançamentos musicais mais impactantes do grupo veio ao mundo em 2010, com o lançamento do primeiro mini-álbum Nu ABO em maio de 2010. A faixa-título de mesmo nome conta com um curioso jogo de palavras que pode ser traduzido para "New Blood Type" (Sangue Novo), no qual A, B e O são os tipos de sangue, e se as letras são ditas na sequência, soa como "ye-bbi-oh" (예삐오). Uma forma intrigante de anunciar o girlgroup como uma novidade na indústria do k-pop.


Com batidas fortes e uma energia festiva e sensual, o grupo se coloca enquanto uma alternativa mais ousada e inovadora da SM Entertainment, além de representar um passo significativo para a reformulação estética e musical que acompanhou o finalzinho da terceira geração do K-pop.




KWON EUN BI - Glitch


A ex-integrante do Iz*One e solista da Woolim Entertainment teve sua estreia solo muito bem recebida pelo público e conquistou prêmios nas categorias direcionadas para artistas estreantes no 36th Golden Disc Awards e no 2021 Mnet Asian Music Awards. Com uma voz apaixonante e canções que representam muito bem o encontro entre diversos gêneros musicais contemporâneos, KWON EUN BI é um grande destaque em meio a atual geração de solistas mulheres.


No disco Color seu segundo álbum coreano lançado em 2022 temos a envolvente Glitch no posto de title, uma canção cuja sonoridade se aproxima maravilhosamente do hyperpop, apesar de manter uma energia mais suave e madura, algo semelhante à Girl, so confusing de Charli xcx.




CHUNG HA - I'm Ready


A solista e ex-integrante do I.O.I conseguiu o carinho do público não somente durante sua passagem no Produce 101, como também a partir de lançamentos icônicos como Roller Coaster de seu segundo EP, denominado Offset. Apesar de contar com uma discografia repleta de canções diversas que mostram o poder da versatilidade de CHUNG HA, a recente I'm Ready do single álbum EENIE MEENIE é uma representação marcante e icônica do pop que o K-pop tanto tem precisado.


Lançada em março de 2024, a canção é uma representação poderosa da feminilidade e uma abertura de portas para uma nova era de CHUNG HA, cuja maturidade alcançou sua carreira musical que promete permanecer no ápice.




LE SSERAFIM - Eve, Psyche and the Bluebeard's wife


Um dos singles mais populares de 2023 sem sombra de dúvidas é a icônica Eve, Psyche and the Bluebeard's wife do primeiro disco completo do LE SSERAFIM, um dos girlgroups mais populares da 4ª geração do K-pop. O grupo fez sua estreia em 2022 com o EP Fearless, que quebrou o recorde de disco de debut mais vendido de um girlgroup no primeiro dia de vendas.


Com um currículo repleto de recordes e grandes sucessos na discografia, o grupo gerenciado pela HYBE LABELS faz bom uso de canções com mensagens que envolvem empoderamento feminino sem abrir mão de fórmulas musicais que tem dado muito certo nos últimos anos. Apesar de se distanciar da sonoridade de singles como ANTIFRAGILE e Unforgiven, Eve, Psyche and the Bluebeard's wife prova ser uma faixa além do ritmo chiclete e muito mais do que um título excêntrico. Como uma boa canção do gênero jersey club, o single se inspira nas batidas clássicas dos anos 1990-2000 somada ao electro beat, que a aproxima tranquilamente de faixas como B2b, Talk Talk e Club classics do icônico Brat.




64 visualizações

Комментарии


bottom of page