Mais nova produção policial do diretor Park Chan Wook chega aos cinemas brasileiros pela Diamond Films
(Reprodução/ Diamondd Films)
Iniciando o ano muito bem, o filme Decision to Leave ou Decisão de Partir em português chegou nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (05). A obra coreana que conta com quase 3h de duração está sendo distribuída pela Diamond Films no Brasil, destacando-se por acumular honrarias mesmo antes de estrear por aqui. Vencedor no Festival de Cannes 2022 pela direção de Park Chan-wook, o filme chegou a concorrer ao Palme d'Or, o prêmio mais importante cerimônia.
O longa é um dos favoritos da crítica especializada para concorrer ao Oscar de 2023. Park Chan-wook repete a parceria de sucesso com a roteirista Jung Seo Kyung, que também trabalhou com ele em The Handmaiden (2016). Em Decisão de Partir, os dois entregam uma obra intrigante e profunda, mas que contém um toque de leveza e de diversão.
Elenco experiente e inusitado
O protagonista Hae Joon é interpretado por Park Hae II, que já participou de filmes como The Host (2006) e Memories of Murder (2003), do diretor Bong Joon Ho. Já a personagem Song Seo Rae é interpretada pela atriz chinesa Tang Wei, que atuou nos longas Desejo e Perigo (2007) e Hacker (2015).
Decisão de Partir também conta com os atores Go Kyung-pyo (Reply 88, Private Life e Amor em Contrato), Jung Yi-Seo (É tudo meu, All Of Us Are Dead e Parasita) e da comediante Kim Shin-Young. Vale lembrar que o diretor Park Chan-wook é um dos nomes mais aclamados do cinema sul-coreano — e também fora dele —, tendo dirigido filmes como The Handmaiden (2016) e Old Boy (2003).
Romance complexo e intrigante
Hae Joon, o protagonista, trabalha como detetive e é empático até com os suspeitos dos casos — o que é motivo de discussões com seu parceiro de trabalho. A trama avança quando ele começa a investigar um caso estranho de morte, em que um homem caiu de uma montanha e deixou uma carta de suicídio, mas nada é o que parece.
Enquanto mergulha no caso, Hae Joon conhece Seo Rae, a esposa do homem morto e inicialmente sua principal suspeita; porém as circunstâncias estranhas desse episódio despertam o seu interesse na mulher. A partir daí, o filme adentra as vontades e desejos dos personagens, não tendo a investigação como foco principal.
Apresentando um romance complicado, infantil e que beira o impossível, Decisão de Partir ainda encontra tempo para explorar outros relacionamentos, como o da personagem de Tang Wei com seu marido, e do Hae Joon com a esposa e com os colegas de trabalho.
Os destaques são a atuação incrível, sobretudo da Tang Wei, e a construção da sua personagem, capaz de deixar a audiência aflita para desvendar se ela é ou não a culpada do assassinato do marido. A bela fotografia do longa também cativa a quem está assistindo, proporcionando paisagens incríveis durante o filme.
O que achou do filme? Comenta com o Café nas nossas redes sociais!
Comentários