top of page

D.O. conta uma história de amor em "Expectation”, seu novo mini-álbum

Estética fofa e sonoridade reconfortante mostram um lado sensível e apaixonado do main vocal do EXO


D.O. do EXO para seu álbum solo "Expectation"
(Divulgação / SM Entertainment)


Dois anos após o lançamento de Empathy, seu debut solo, D.O. do EXO fez seu retorno com Expectation, mini-álbum composto por sete músicas que representam bem quem é o cantor. O projeto foi lançado na última segunda-feira (18), e faz jus ao nome, entregando tudo que o cantor se propõe a fazer, seja na música, ou nas telas.


Desde seu retorno do exército coreano, a agenda de D.O. tem sido bastante movimentada, primeiramente com Don’t Fight The Feeling, álbum comemorativo de 9 anos do EXO, e em seguida, lançou Empathy, seu primeiro álbum solo. Ele passou os últimos meses focado em sua carreira de ator, protagonizou Bad Prosecutor, K-Drama da emissora KBS, e retornou às telonas através do longa-metragem de ficção-científica The Moon, além de estar participando de diversos programas de variedades como EXO Ladder e No Math School Trip.





Porém não para por aí, ao lado de Lee Kwangsoo, Kim Woobin, e Kim Ki Bang, ele fará parte de mais um variety show, e junto com o grupo, será um fazendeiro por um tempo. Além disso, seu filme Secret, que está em processo de pós-produção e deve ser lançado no próximo ano. Mas em meio a todas as atividades com o EXO, como ator e entertainer, D.O. tirou um tempo para o projeto solo que todos esperávamos e precisávamos, trazendo toda sua essência e naturalidade.





Indo um pouco além da zona de conforto


Expectation é um projeto com sete músicas, e com diferenças de seu primeiro. Um dos motivos, é ter contado com uma nova equipe de compositores e produtores, porém que entendem a essência de D.O., fazendo com que aproveite um pouco mais do que já conhecemos dele em termos artísticos, e também explore o que não estamos acostumados a ouvir em sua voz.


Não só analisando a partir da produção, mas levando em consideração as referências do cantor - alguns como Sam Fischer, Justin Bieber, James Arthur e Ed Sheeran -, é fácil fechar os olhos e visualizar o que D.O. quer transparecer com cada faixa, que tipo de música quer fazer e como quer explorar sua voz. Porém mesmo assim, Expectation não é uma extensão de Empathy.


Além do acústico e da predominância do violão, D.O. explorou bastante as batidas do folk e slow-tempo em suas novas faixas, trazendo para o Expectation um pouco mais do gênero pop e também empolgação, fugindo um pouco da zona de conforto que o cerca. Sendo assim, as faixas mais marcantes do projeto são Lost e The View.


Não podemos deixar os vocais de D.O. de lado. Melismas marcantes, consistência, potência e suavidade nunca foram problema para ele, tanto como em grupo quanto como solista. O cantor soube expressar bem as experiências vividas em cada letra através de sua voz. Embora não estejam em ordem cronológica, e nem tenha exatamente sido intencional, a sensação é de que cada faixa de Expectation conta uma fase de uma história de amor, começando a partir de Somebody, em que canta a vontade de encontrar alguém, em seguida caminha para I Do, onde o amor já o atingiu em cheio. Mas também, os momentos ruins não ficam de foram, como representado em Lost.



Estética cativante


Além de um álbum bem estruturado, com faixas conexas e harmônicas entre si, a estética de Expectation também é encantadora. D.O. deu início a era com o clipe de I Do, um MV fofo em animação, em que um casal vive uma história de amor, que dá continuidade ao vídeo da tão amada faixa That’s Okay, sua Station de despedida para o serviço militar. Além disso, o highlight medley tem o mesmo segmento, um casal vivendo feliz e sem preocupações, que conta com a participação de Kim Min Ha, que faz seu par romântico, digno de comédias românticas.



Todo o conjunto da obra é impecável, Expectation faz jus ao nome e exprime exatamente a ideia da palavra em termos de esperar por algo, seja na ideia pessoal do álbum, em que Kyungsoo expressa em suas letras a expectativa e esperança no amor e na ansiedade de ver algo importante se desmoronar, quando a desilusão e o coração partido foram retratados. Além disso, com um olhar de fã, ou de quem conhece o trabalho do cantor, o título representa toda espera pelo solo que veio dois anos após seu primeiro álbum, e como entregou bem aquilo que se propunha. Já para aqueles que não conhecem, é certamente um projeto atraente, consolidado e bem produzido, com boa vocalização, melodias e composições.



Nota: Lembrando que o papel da nossa crítica, independente de positiva ou negativa, é apontar elementos para você construir a sua opinião sobre aquela obra; seja uma música de K-pop ou dorama. Então, tá tudo bem concordar ou discordar de tudo o que a gente disse aqui, mas não esquece de dizer o que você achou desse lançamento nos comentários, no Twitter ou no Instagram do Café!



34 visualizações
bottom of page