O girlgroup que furou a bolha com "Cupid" retornou com uma formação completamente diferente, mas será que continua o mesmo?
(Divulgação/ATTRAKT)
Após o estrondoso sucesso da faixa "Cupid" para além dos fãs de k-pop, o FIFTY FIFTY, anteriormente composto por Aran, Saena, Keena e Sio, enfrentou momentos nebulosos devido à disputa judicial envolvendo três ex-integrantes, a agência ATTRAKT e a Warner Music Korea. Na última semana, o grupo voltou ao cenário musical com um novo lançamento, mas com uma formação bem diferente da antiga.
As questões jurídicas vieram logo após o anúncio da participação do girlgroup na trilha sonora do filme Barbie, que parecia fortalecer a promessa de um futuro sólido e glorioso para o FIFTY FIFTY. No entanto, o quarteto mal pôde promover a canção "Barbie Dreams (feat. Kaliii)" durante os eventos de pré-lançamento do longa, o que gerou um grande receio quanto a possibilidade de encerramento prematuro das atividades do FIFTY FIFTY.
A longa crise que afetou diretamente o futuro das coqueluches do momento ganhou novos capítulos em janeiro de 2024. Tudo graças ao anúncio da ATTRAKT acerca da realização de audições para novas integrantes do girlgroup, que mais tarde, veio a ser anunciado como um quinteto composto por Chanelle Moon, Yewon, Hana e Athena ao lado de Keena, a única integrante original restante na formação do FIFTY FIFTY.
Com drásticas mudanças na formação e um retorno com o lançamento do mini-album "LOVE TUNE", a recepção do público ao "novo" FIFTY FIFTY ainda é incerta, mas a pergunta que não quer calar é: A ATTRAKT, a Warner Music Korea e o FIFTY FIFTY tiveram uma rixa? O Café com Kimchi explica!
Ascenção e queda: do debut ao sucesso de "Cupid"
Em novembro de 2022, a ATTRAKT anunciou a estreia de seu primeiro grupo através das redes sociais, onde foram feitas postagens promocionais divulgando o nome e a logo do que veio a ser o FIFTY FIFTY. O quarteto lançou seu primeiro single "Lovin Me" dias antes da divulgação de imagens conceituais referentes ao disco de estreia, junto aos nomes e fotos oficiais das integrantes. O debut oficial veio somente no dia 18 de novembro do mesmo ano, com o lançamento do EP "The Fifty", que conta com 4 canções, dentre elas, a faixa-título "Higher", que mistura pop e R&B com uma letra suave sobre sonhos.
Apesar de não ter sido um grande sucesso de vendas e charts, o disco agradou a crítica local e conquistou um 4,5 de 5 estrelas na avaliação da revista IZM, sendo a classificação mais alta dada pela revista à um grupo feminino. O grupo surpreendeu não somente devido à diversidade de canções apresentadas na estreia, mas também pelos vocais sólidos e letras cativantes. O bom desempenho do FIFTY FIFTY em sua primeira era após o debut também foi pauta aqui no Café.
Em fevereiro de 2023, somente dois meses após o lançamento do disco de estreia, o FIFTY FIFTY retornou com seu primeiro single album, denominado "The Beginning: Cupid" que contava com o lançamento da icônica "Cupid" em duas versões: uma coreana e outra em língua inglesa. A versão em inglês se tornou um viral no TikTok no mesmo ano, rendendo ao grupo seu primeiro hit não só na Coreia do Sul, mas no mundo inteiro.
O sucesso garantiu ao FIFTY FIFTY mais de trinta e seis milhões de ouvintes mensais no Spotify, além de emplacar na Billbord Hot 100 com menos de um ano do debut. Além da ascensão meteórica nos charts, as mais novas queridinhas do k-pop conquistaram indicações em grandes premiações nacionais e internacionais, dentre elas, o MTV Video Music Awards, Billboard Music Awards, Golden Disc Awards e Seoul Music Awards.
E a série de conquistas não parou por aí, já que as estrelas do FIFTY FIFTY conquistaram as graças da mídia norte-americana e garantiram uma canção na trilha sonora do filme Barbie (2023). O momento deixou o público ainda mais esperançoso quanto ao seu futuro brilhante, mas tudo pareceu desmoronar com o anúncio do portal de notícias Dispatch acerca da ação judicial movida por Aran, Saena, Keena e Sio para encerramento do contrato com a ATTRAKT. Na época, as quatro ex-integrantes alegavam violação de obrigações contratuais, negligência médica e falta de transparência das finanças.
Dias antes do anúncio, a ATTRAKT a acusou a Warner Music Korea de tentar convencer o grupo a deixa a empresa, o que foi negado pela gravadora. Posteriormente, a ATTRAKT ainda apresentou acusações criminais contra Ahn Sung Il, o produtor musical responsável pelo hit "Cupid." Em agosto de 2023, o Tribunal Distrital Central de Seul negou os pedidos das quatro membros, que acabaram realizando um apelo imediato para reverter a decisão.
Com o demorado andamento do processo, a integrante Keena acabou por recuar na decisão e cancelou o recurso movido para suspender o contrato com a ATTRAKT, o que resultou em sua permanência no FIFTY FIFTY. Hoje, ela divide a formação do grupo com 4 novas integrantes.
O retorno com o single "Starry Night"
O grupo retornou com Keena, Chanelle Moon, Yewon, Hana e Athena em setembro de 2024 com o single de pré-lançamento do mini-álbum "LOVE TUNE", o segundo da discografia do girlgroup e o primeiro de uma nova era para o atual quinteto. O single dividiu opiniões entre aqueles que se recusavam a acompanhar a nova formação do grupo devido às polêmicas anteriores, ao mesmo tempo que cativou aqueles que estavam ansiosos pelo próximo passo do FIFTY FIFTY após tempos tão nebulosos. A canção é leve e adorável, além de apresentar as novas integrantes ao público sem apelar para a estética rookie, entregando uma boa faixa pop/rock.
A canção deixa expectativas quanto ao retorno do grupo, além de manter a essência do FIFTY FIFTY, diferente de outros girlgroups que mudaram a formação e acabaram alterando o conceito também. Ao contrário de casos como o antigo RaNia, o futuro do FIFTY FIFTY parece promissor; pode não ser comparado ao sucesso explosivo de "Cupid", mas é sólido o suficiente para agradar uma parte do público e conquistar uma base de fãs.
O FIFTY FIFTY renasce com "LOVE TUNE"
O retorno oficial do FIFTY FIFTY veio no dia 20 de setembro deste ano. O disco "LOVE TUNE" conta com 6 canções no total, sendo duas delas versões em inglês das faixas "Starry Night" e da title "SOS". O segundo mini-álbum abre a nova era com canções divertidas, leves e perfeitas para complementar o conceito deixado por "The Beginning", mesmo que de forma mais minimalista.
Apesar da distância entre lançamentos, o quinteto parece disposto a conquistar uma fanbase sólida, algo crucial depois da perda de engajamento após as polêmicas. Apesar do grande sucesso de "Cupid", o FIFTY FIFTY não teve tempo suficiente para conquistar uma base fiel de fãs, o que pode se tornar um desafio para a nova era do girlgroup, em especial, frente à críticas por parte do público quanto as controversas anteriores com a ATTRAKT.
A nova era conta com as canções: "Push Your Love", "Starry Night", "Starry Night (English Version)", "SOS", "SOS (English Version)" e "Gravity". São faixas que refletem uma boa diversidade sonora e vocais impecáveis das integrantes, que demonstraram talento e carisma suficiente para surpreender o público com novos lados e um futuro brilhante.
Comentarios