Momoland divulga faixa colaborativa com Natti Natasha; confira outros ídolos de K-pop que também tem parcerias com latinos
(MNH Ent. /Reprodução/ YouTube/ SM Ent.)
Na madrugada desta quinta-feira (13), o MOMOLAND presentou os fãs com o lançamento de Yummy Yummy Love, uma faixa no estilo bubblegum pop em parceria com a cantora Natti Natasha, natural da República Dominicana. Além de fofíssima, a música destaca uma tendência cada vez mais crescente no K-Pop: as colaborações com artistas latinos.
Para relembrar ou conhecer alguns desses feats multinacionais e icônicos, o Café Com Kimchi preparou uma lista com 10 músicas que uniram representantes dos dois lados opostos do planeta em um único ritmo. Confira a lista completa abaixo da publicidade!
Momoland X Natti Natasha
Nada mais justo do que começar com um lançamento fresquinho, né? Yummy Yummy Love, a faixa que uniu o charme do grupo feminino da MLD Entertainment com a simpatia da cantora dominicana, foi inspirada no conceito disco dos anos 80 e é cantada totalmente em inglês, seguindo o modelo de muitos lançamentos do ano passado.
J-Hope X Becky G
Lançada em setembro 2019, Chicken Noodle Soup reuniu o J-Hope do BTS com a cantora Becky G, de origem mexicana. Com uma estética divertida e uma letra super inusitada, o videoclipe da collab acumula hoje mais de 320 milhões de visualizações no Youtube. É como dizem: um hit é um hit!
Monsta X x Sebastián Yatra
Magnetic, como é chamada a collab entre o grupo masculino da Starship Entertainment e o cantor colombiano, foi lançada em dezembro de 2019. A música é cantada em inglês e em espanhol. Yatra, que canta com o Monsta X, é um cantor premiado e já foi indicado oito vezes ao prêmio Grammy Latino. Esse feat foi um verdadeiro encontro de talentos!
Wendy X Ricky Martin
Um dos maiores nomes da música latina em todo o mundo, Ricky Martin convidou a Wendy do Red Velvet para uma das regravações do seu hino Vente Pa' Ca. A faixa foi relançada em inglês, em 2016 — uma prova que, apesar das collabs estarem aumentando nos últimos anos, o movimento é tão antigo quanto o avanço da onda Hallyu.
ChungHa X Guaynaa
O feat Demente da ChungHa com o rapper e cantor porto-riquenho Guaynaa foi lançado em março de 2021. A faixa surpreendeu os fãs da solista que puderam ver a diva cantando a música inteira em espanhol. ChungHa aprendeu o idioma com seus amigos mexicanos durante o período que morou em Dallas. E não que é o espanhol veio muito bem a calhar?
Super Junior X Leslie Grace
Em abril de 2018, o Super Junior presenteou os fãs com 'Lo Siento, uma faixa em colaboração com a cantora Leslie Grace, cantora afro-latina e filha de pais dominicanos. A música faz parte do álbum Replay, o oitavo álbum 'repackage' do grupo masculino da SM Entertainment.
Super Junior X REIK
E tem dobradinha de SUJU, sim! Ainda em 2018, poucos meses após a última collab com a Leslie Grace, o Super Junior lançou One More Time (Otra Vez), em parceria com a banda mexicana REIK. A música foi a faixa titular do álbum especial do grupo, também intitulado One More Time. Eles andaram bem ocupados em 2018, né?
VAV X De La Ghetto & Play-N-Skillz
Os meninos do VAV, da A Team Entertainment, mergulharam no reggaeton em agosto de 2019, com a faixa Give Me More (Un Poco Mas). Com trechos cantados em espanhol, a música tem a assinatura do duo de DJs latino-americanos Play-N-Skillz e participação especial do cantor porto-riquenho De La Guetto. É uma faixa viciante!
Lisa X Ozuna
Sexy Girl, faixa assinada pelo francês DJ Snake, reuniu a Lisa do BLACKPINK com o cantor porto-riquenho Ozuna, além da talentosíssima Megan Thee Stalion. A faixa colaborativa é um reggaeton cantado em inglês e em espanhol, e foi lançada em outubro de 2021. O videoclipe já acumula mais de 116 milhões de views!
Blackpink X Cardi B
Para encerrar a lista em grande estilo, temos Bet You Wanna, collab das Pinks com a Cardi B, a mundialmente conhecida rapper afro-latina. A faixa integra o The Album, primeiro full álbum do quarteto lançado em outubro de 2020. Será que no próximo álbum delas vem outro feat latino por aí? Ficamos na torcida!
É inegável que a produção de feats com artistas latinos esbarra reprodução estereótipos, desde o cenário tropical até os figurinos chamativos; passando ainda pela restrição a poucos gêneros musicais que não contemplam a riqueza de estilos a América Latina. No entanto, todos nós ficamos felizes ao ver o K-Pop se aproximando daquilo que já é tão familiar para a gente. Lembrou de alguma collab que o Café não citou? Manda pra gente no Twitter e no Instagram!
Comments