top of page
Foto do escritorEvelyn Saminey

NewJeans sai da HYBE após embate jurídico em 2024

Após saída da ADOR, o quinteto não poderá usar o nome do grupo, mas promete lutar pela marca


NewJeans
(Divulgação/ADOR)

Após longos meses de polêmicas entre a HYBE e a Ador, as cinco membros do NewJeans anunciaram hoje (28) sua saída e o fim do contrato com a empresa numa coletiva de imprensa de emergência.


Desde o início do 2024, as artistas da ADOR Entertainment estiveram num embate jurídico contra a HYBE, após acusações de bullying, plágio, quebra de contrato e assédio envolvendo as empresas e o NewJeans. No começo de novembro, o girlgroup enviou um pedido à HYBE Labels, exigindo que a ADOR retificasse todas as violações significativas dos contratos exclusivos em 14 dias. Caso contrário, elas rescindiriam o contrato.



O prazo do pedido não foi atendido e, por isso, as membros se reuniram para anunciar que às 12h desta quinta-feira, no horário de Brasília, o contrato exclusivo do girlgroup seria finalizado. "A HYBE e a atual ADOR não têm planos de reforma ou de ouvir nossos pedidos. A ADOR que uma vez conhecemos já desapareceu. A confiança foi completamente quebrada. [...] Estamos cansadas ​​das atitudes insinceras da HYBE e sentimos, mais uma vez, que eles não têm desejo de ouvir nossos pedidos”, expressaram.


"Nós enfrentamos maus-tratos não apenas contra nós, mas também contra nossa equipe, (além de) inúmeras prevenções e contradições, má comunicação deliberada e manipulação em relação a várias áreas. É uma empresa que não tem mais nenhuma sinceridade na arte da música que é criada, está fixada em parecer uma empresa que trabalha bem, apesar de pensar apenas em ganhar dinheiro, e não tem nenhuma consciência sobre o efeito negativo que cria por meio de seus meios não autênticos", lamentou Hanni.


"Este não é o tipo de ética de trabalho que respeitamos nem queremos fazer parte, e continuar trabalhando em uma empresa sem intenção de proteger a NewJeans só nos faria mal. É por isso que nós, nós cinco juntos, concordamos em deixar a ADOR. E para nos expressarmos claramente antes que informações enganosas sejam divulgadas sobre isso, escolhemos realizar uma entrevista coletiva de emergência hoje."


O quinteto fez questão de deixar claro que não houve nenhuma violação dentro do contrato exclusivo e, por isso, não possuem a necessidade de pagamento de multas recisórias. Apesar do sucesso ser sinônimo do nome do grupo, elas não poderão mais atuar sob a marca NewJeans. No entanto, as meninas afirmaram que irão lutar para recuperar o nome, além de ir atrás de seus direitos para, finalmente, lançar novas músicas e uma turnê mundial. O grupo irá seguir livremente as atividades e agendas que já organizadas.

91 visualizações

1 Comment


Amei a matéria!

Like
bottom of page