Produções da Netflix lotam o ranking de piores k-dramas de 2024 segundo a avaliação do público no MyDramaList e IMDb
(Divulgação / Netflix)
O ano de 2024 foi repleto de produções de destaque. Plataformas de streaming como Viki, Netflix, Prime Video e Disney+ investiram pesadamente no lançamento de K-dramas, além de resgatarem séries antigas para complementarem seus catálogos. Muitos desses títulos foram amplamente aguardados por dorameiros novos e antigos, mas nem todas conseguiram atender às expectativas.
Por isso, o Café reuniu uma lista dos K-dramas mais esperados de 2024 que acabaram recebendo as piores avaliações do ano, combinando dados da plataforma MyDramaList com avaliações do público no site IMDb. O resultado é uma seleção dos "patinhos feios" do universo dos K-dramas, reunindo aquelas produções que habitam uma zona de qualidade questionável dentro da dramaland.
10 Piores Kdramas de 2024 segundo avaliação do público
10° Lugar — Sweet Home: 3° temporada (7,4)
A terceira temporada de Sweet Home, lançada em julho de 2024, recebeu avaliações bastante abaixo do esperado nas plataformas MyDramaList e IMDb, com uma pontuação média geral de 7,4. A série original da Netflix registra um elenco de peso, como nomes como Song Kang (Nevertheless) e Lee Do Hyun (A Lição), mas nem o time estrelado foi capaz de salvar o K-drama de figurar entre os piores de 2024.
Sweet Home é um K-drama de ação que mistura elementos de thriller e terror psicológico, e que foi amplamente aclamado nas suas temporadas iniciais. No entanto, muitos fãs se decepcionaram após a metade da terceira temporada. Alguns até afirmam que não havia necessidade de uma continuação e que teria sido melhor encerrar a história na primeira temporada. E você, concorda com isso?
9 ° Lugar — A Criatura de Gyeongseong: 2° temporada (7,4)
Mais um título que surpreende ao marcar presença nesta lista é Gyeongseong Creature, ou A Criatura de Gyeongseong. A tão aguardada segunda temporada foi lançada pela Netflix em setembro, mas não faltaram reclamações de fãs que apontaram uma queda na qualidade dos episódios em comparação com a primeira parte do drama. Na lista dos piores K-dramas de 2024, a série também atingiu uma média geral de 7,4 nas avaliações.
O K-drama histórico se destaca pelo enredo de suspense e terror, ambientado durante a ocupação japonesa da Coreia até a primeira temporada. A trama é liderada pelos atores Han So Hee (de Apesar de Tudo, Amor) e Park Seo Joon (de Itaewon Class), mas, mesmo assim a série decepcionou e não entregou aquilo que a audiência esperava.
8° Lugar — The 8 Show (7,4)
The 8 Show é um thriller psicológico da Netflix que tem como tema principal a participação dos protagonistas em um reality show. Com Chun Woo-Hee (de Uma Família Inusitada) no elenco, o K-drama aparece entre os piores de 2024 com uma média de 7,4 nas avaliações gerais do público.
Além de saturada, a proposta de criar uma atmosfera que leva os participantes ao limite da sanidade e à perda da empatia poderia ter sido melhor executada. Alguns internautas chegaram a criticar o timing do lançamento do K-drama, sugerindo que a série estava tentando surfar na onda de sucesso de Squid Game (Round 6)
7° Lugar — The Frog: Quando Ninguém Vê (7,3)
The Frog: Quando Ninguém Vê é outro thriller psicológico que gerou grande expectativa mas acabou parando na lista dos piores K-dramas de 2024, segundo a avaliação popular. Com Go Min Si (Sweet Home) e Roh Yoon Seo (Intensivão do Amor), a trama registrou uma nota média de 7,3 nos sites consultados. Mas essa pontuação é polêmica — o site britânico NME chegou a listar a série como o 4º melhor K-drama do ano.
A série também dividiu opiniões nas redes sociais. Para uma parte do público, o K-drama foi um dos raros acertos da Netflix; para outra, série não conseguiu manter a qualidade da narrativa proposta, deixando a desejar em certos aspectos.
6° Lugar — O Amor Volta Para Casa (7,2)
Vamos com mais polêmica? O Amor Volta Para Casa é o primeiro romance a figurar na lista de piores K-dramas de 2024, e também um dos poucos seriados aqui que não foram produzidos pela Netflix. A série foi transmitida no Brasil pela Netflix — e chegou a ficar em alta na plataforma durante diversas semanas — mas a produção é da emissora JTBC.
Reunindo drama familiar com romance, a série é estrelada por Ji Jin-hee, Kim Ji-soo e Son Na-eun. Fez sucesso por aqui, mas, nos sites consultados, conquistou um média de 7,2 nas avaliações, e ficou muito atrás de outros romances lançados este ano, como Rainha das Lágrimas e Lovely Runner (Adorável Corredora). Para muitos, as expectativas estavam altas, mas não foram atendidas, e o K-drama não se aprofunda nos temas que se propôs a trazer.
5° Lugar — A Herdeira (6,9)
Abrindo o nosso TOP 5 está A Herdeira, um drama da Netflix que parecia promissor, mas que, pelo visto, não entregou o que era esperado. Estrelado pela atriz Kim Hyun-joo (que também está em O Bonde), a série é um suspense policial sobre heranças e destino que atingiu a nota de 6,9 na média de avaliações do público.
As maiores reclamações vão para a forma como os diálogos foram colocados, deixando tudo óbvio demais na trama. Para um suspense investigativo, faltou justamente a investigação, e as soluções para os mistérios vieram mais de palpites do que de pistas reais. A ideia dos produtores de tornar o drama orgânico, focando no "feijão com arroz" bem feito e criando uma estrutura parecida com as séries policiais antigas, não funcionou.
4° Lugar — Queen Of Divorce (6,9)
Produzida pela JTBC e exibida no Brasil pelo VIKI, Queen of Divorce ocupa a 4ª posição no ranking de piores K-dramas de 2024. A série com Kang Ki Young (de Uma Advogada Extraordinária) e Lee Ji Ah (de The Penthouse) atingiu uma média de avaliação de 6,9 entre o público. A trama gira em torno da protagonista que, após descobrir a traição de seu marido, passa a liderar uma equipe que cuida de casos de divórcio e pune maridos infiéis.
Com tudo para entregar comédia e romance em um enredo inusitado, o K-drama falhou em apresentar casos interessantes, e decepcionou ainda mais por forçar um romance baseado em eventos do passado que não foram bem desenvolvidos ao longo dos episódios.
3° Lugar — Dear Hyeri (6,7)
(Divulgação / VIKI)
Dear Hyeri (ou Querida Hyeri), uma produção original do VIKI que chegou por aqui com transmissão simultânea à coreana setembro, abre o TOP 3 dos piores K-dramas de 2024 segundo o público. A série aborda transtornos psicológicos e tenta trazer uma pegada de healing fiction ao universo dos K-dramas. Shin Hye Sun (de De Volta às Raízes) interpreta Joo Eun Ho, que também é Joo Hyeri.
A produção, com foco no transtorno dissociativo de identidade, talvez tenha falhado por culpa do roteiro. Muitos fãs reclamaram que, ao longo da trama, o propósito central foi se perdendo, deixando a história sem sentido e até entediante. Alguns esperavam algo mais parecido ao queridíssimo "Tudo Bem Não Ser Normal" (It's Okay to Not Be Okay), que aborda os problemas psicológicos causados por traumas da infância.
2° Lugar — Hierarchy (6,5)
Hierarchy ocupa o segundo lugar da lista de piores K-dramas de 2024. As expectativas para este romance com suspense adolescente foram altas, especialmente pelo original da Netflix também abordar o tema de vingança — um plot que, nos últimos anos, gerou grandes sucessos, como A Lição e My Name. Weak Hero Class e Revenge of Others, outras produções que também exploraram a vingança no ambiente escolar, também se destacaram nesse sentido. Mas Hierarchy ficou bem atrás dos seus semelhantes.
Diversos dorameiros que acompanharam a produção desde seu lançamento relatam que o K-drama não conseguiu sustentar sua própria proposta, e o elenco, com Roh Jeong-eui, Lee Chae-min e Kim Jae-won, não brilhou como esperado. A conclusão da série e a presença de um triângulo amoroso tenebroso foram outros fatores que garantiram à trama uma nota média de 6,5. E cá entre nós, talvez essa nota ainda tenha sido alta!
1° Lugar — Chicken Nugget (5,9)
Encabeçando a lista de piores K-dramas de 2024 está Chicken Nugget, um drama que despertou grande curiosidade devido à sua temática, no mínimo, peculiar. Na produção orginal da Netflix, a atriz Kim Yoo Jung (de My Demon) interpreta Choi Min Ah, uma jovem que, de forma surpreendente, acaba se transformando em um nugget de frango.
Após o lançamento, o drama recebeu diversas críticas. Muitos espectadores apontaram que a produção começou muito bem e teria sido excelente como um programa curto e engraçado. Porém, ao tentar se alongar e se aprofundar em elementos sem sentido, o enredo acabou se distanciando da proposta inicial, e o final não conseguiu acompanhar o tom do restante da trama.
Não é ruim, mas dá para melhorar!
Os 10 K-dramas presentes nesta lista não foram totalmente ruins e, em sua maioria, erraram em pontos bem parecidos, como o ritmo de desenvolvimento da série. Para esse fator, há uma possível justificativa do porquê os estúdios vêm errando tanto ultimamente.
Em geral, as produções sul-coreanas costumam ter de 16 a 20 episódios, com cerca de uma hora de duração cada, o que dá espaço para um bom desenvolvimento da história. Mas com a popularização dos K-dramas e entrada de streamings norte-americanos na dinâmica de produção, houve uma perceptível redução no número de episódios, com algumas produções tendo entre 8 e 12 capitulos. Pelo visto, os estúdios ainda não conseguiram adaptar o ritmo e a curva de desenvolvimento a esse formato mais curto.
Para o ano de 2025, várias produções já foram anunciadas, e diversos atores estarão voltando do serviço militar, prontos para matar a saudade da dramaland e nos encantar com novas histórias. As expectativas já estão altíssimas por aqui, e o Café com Kimchi segue na torcida por mais dramas de sucesso com roteiros bem alinhados do começo ao fim. E você, o que achou dessa lista? Nos conte nos comentários, e siga o Café nas redes!
Kommentare