top of page
Foto do escritorLetícia Mota

SMTOWN 2022 SMCU Express: Tudo o que rolou no popular festival anual de K-pop

SMTOWN, evento de 4 dias que une grupos da SM Entertainment, faz seu retorno presencial após o início da pandemia de COVID-19


(Divulgação / SM Entertainment)

No dia 20 de agosto aconteceu o SMTOWN Live em Suwon, na Coreia. No final de semana seguinte, nos dias 27, 28 e 29, o evento seguiu para Tóquio, no Japão. Foi a primeira vez que a atração que reúne ídolos da SM Entertainment foi realizada com público presencial desde o início da pandemia de COVID-19 em 2020. Quem aí estava com saudades do mega-show?


O último SMTOWN aconteceu no dia 1º de Janeiro de 2022, bem na virada do ano no fuso-horário brasileiro. Ele não teve público presencial e foi transmitido de maneira gratuita para k-poppers de todos os países. A edição mais recente também contou com transmissão global; porém, ela não foi gratuita. O evento passou por percalços, como devolução de ingressos, atrasos e problemas técnicos. Mas nada que comprometesse a festa!


O Café com Kimchi reuniu os principais momentos dos dois finais de semana do evento. Confira após publicidade.




Melhores momentos do SMTOWN 2022

(Divulgação / SM Entertainment)

O aespa, o grupo mais novo da casa, abriu as apresentações nos 4 dias de show. Em dois dias, deram início com o single Next Level e, nos outros dois, com Black Mamba, a música de debut que traz referências inusitadas. As rookies também apresentaram seus trabalhos mais recentes: Girls e Illusion.


O EXO não teve apresentações como grupo, porém, XIUMIN, SUHO, CHEN, D.O e KAI apresentaram seus solos. O D.O, que participou apenas do evento em Suwon, proporcionou um momento super fofo quando ele esqueceu a letra de That's Okay e riu de seu erro junto da plateia. Acontece, né?


Um dos momentos mais esperados e especiais foi a volta do CHEN aos palcos coreanos após seu retorno do exército; ele se apresentou com Beautiful Goodbye. XIUMIN deu à audiência um gostinho de como pode ser o seu álbum solo, que está confirmado para Setembro, com Serenity. Já o KAI fez uma performance incrível de Peaches, e SUHO conquistou o público com a apresentação impecável de Hurdle.



Outro destaque do show na Coreia foi o stage do Girls' Generation, que recentemente fez seu aguardado comeback FOREVER 1. A última apresentação do grupo no SMTOWN foi em 2017! Durante o retorno ao palco, a membro Hyoyeon se emocionou e fez todo mundo — soshis e sones — se emocionar também. Além da música nova, as veteranas cantaram Party, num momento fofo e cheio de interação com os fãs. Em Tóquio apenas Hyoyeon e Taeyeon participaram do festival.



O SHINee, assim como EXO, não teve apresentações em grupo. Como solista, o KEY estreou sua nova música Gasoline e levou o público a loucura (e nós também!). Ele também cantou seu trabalho anterior, Bad Love. ONEW, que participou apenas do show em Tóquio, levou seus solos Dice e Way, com participação da Ningning do aespa. Por fim, MINHO performou seu single Heartbreak.



O NCT se apresentou com suas diversas units diferentes: NCT 127, NCT DREAM, NCT U e WayV. O Dream performou seus trabalhos mais recentes: Beatbox e Glitch Mode. Já o WayV energizou a plateia com as faixas Kick Back e Miracle. Após o evento, os membros disseram que este era um novo começo, dando indícios de que vem comeback por aí. Tomara!


(Divulgação / SM Entertainment)

Também aconteceu uma performance com membros que ainda não estão em uma unit fixa, Seungchan e Shotaro e os SMROOKIES. Por fim, o grupo completo subiu ao palco e se apresentou ao som de Resonance, como a unit NCT 2020.


O Red Velvet apresentou Wildside, seu trabalho japonês mais recente e também adorado pelos fãs, além do último trabalho coreano, Feel my Rythm. Na Coreia, a Joy e a Wendy também tiveram um espaço no line-up para brilharem com seus números solos.


Em todo SMTOWN, a BoA apresenta a música Only One com a participação de algum artista masculino da empresa, o escolhido da vez foi Ten. A veterana também esteve no palco de GOT The Beat, unit especial com as artistas femininas da SM. Kangta, ex H.O.T e artista mais antigo da empresa performou seu solo Eyes on You.


(Divulgação / SM Entertainment)

Na Coreia, o TVXQ esteve como grupo e cantou a tão conhecida e adorada Mirotic. Como Yunho testou positivo para COVID-19, em Tóquio, Changmin apresentou suas músicas solo. No Japão o encerramento ficou por conta do Super Junior com Black Suit. Durante o evento eles apresentaram também seus trabalhos mais recentes Mango e Don't Wait e obviamente, Sorry Sorry, cativando o público com sua apresentação divertida. E como todo SMTOWN, os artistas subiram ao palco para interagirem com o público ao som de HOPE para encerrar o evento.


Faltou interação!

(Divulgação / SM Entertainment)

Foram poucos os momentos de interação entre os artistas da empresa durante os stages. Algum que valem destaque foram durante a música Zoo, lançamento do álbum SMCU Express com o NCT U e a Giselle do aespa, além do próprio GOT The Beat, que reúne artistas femininas rookies e veteranas. Sentimos falta de mais collabs, que costumavam ser a melhor parte do evento. E você, o que achou dessa edição do SMTOWN? Conta nos comentários, no Insta e no Twitter do Café!



Comments


bottom of page