top of page

Quando o novo álbum do G-Dragon vai sair? Tudo o que sabemos sobre o comeback mais esperado do K-pop

Após sete anos, integrante do BIGBANG lança single POWER e aumenta as expectativas para novo álbum

(Divulgação / Galaxy Corporation)

Não, isso não é um treinamento. Kwon Ji-yong, popularmente conhecido pelo nome artístico de G-DRAGON, está finalmente retornando para o cenário da música. No início deste ano, a agência anunciou que o rapper e líder do BIGBANG estava se preparando para lançar um projeto solo no segundo semestre de 2024.


Com isso, muitos rumores e palpites começaram a circular em relação à data do comeback, mas foi só no final de outubro que G-DRAGON divulgou o teaser de seu novo single POWER, lançado oficialmente no dia 31 de outubro. O lançamento de POWER acontece após um intervalo de sete longos anos longe do cenário musical, sendo o primeiro projeto do rapper na agência sul-coreana Galaxy Corporation. Além disso, o single também marca sua nova parceria com a gravadora independente, EMPIRE.


Como se não bastasse, as expectativas que já estavam altas só aumentaram quando o responsável e produtor do MAMA Awards — uma das maiores premiações de música sul-coreana — revelou que o rapper pretende se apresentar no evento. Mas, a pergunta que não quer calar é: quando será lançado o novo álbum do G-DRAGON?



Quando vai ser lançado o novo álbum do G-DRAGON?


Bom, infelizmente, até o momento, não há uma data oficial para o novo álbum do G-DRAGON. Porém, em um pronunciamento feito em agosto deste ano, para desmentir rumores sobre uma data específica, a empresa responsável pelo artista comentou que “como anunciado anteriormente [que ele fará um retorno no segundo semestre deste ano], ele de fato lançará um novo álbum antes do final do ano”.


Além disso, a Galaxy Corporation confirmou que além do lançamento do álbum, G-DRAGON também irá realizar atividades globais, em especial no Japão, onde uma nova filial da gravadora foi inaugurada. Isso significa que ele deve sair em turnê em breve, um ótimo aquecimento para se reconectar com os fãs.


Enquanto o novo álbum não sai e a suposta turnê não começa, os fãs poderão ver o artista nos palcos novamente ao se apresentar no MAMA Awards, em 23 de novembro em Osaka, Japão. Inclusive, há esperanças de que essa seja uma oportunidade para o BIGBANG se reencontrar e se apresentar no evento.



O single POWER, que você vê logo acima, já conseguiu liderar as paradas musicais em diversos países, mesmo com menos de uma semana de estreia. No iTunes, por exemplo, a música atingiu o primeiro lugar em pelos menos 15 países, além de ter entrado no top 10 em diversas regiões, incluindo o Brasil. Segundo G-DRAGON, POWER “manifesta a essência da música. Eu me expresso através da música. Este é o início de uma nova era e espero inspirar as pessoas que ouvem minhas músicas”.



Por que G-DRAGON ficou longe da indústria por tanto tempo?


Pode parecer estranho, mas G-DRAGON ficou quase uma década sem fazer nenhum lançamento na música. E se você é fã do rapper deve ter sentido esse afastamento com uma intensidade ainda maior. Mas, por que ele ficou longe da indústria musical por tanto tempo? Para entender o que houve, é preciso seguir uma linha cronológica.


O último comeback solo feito pelo artista foi em 2017, com o EP que leva seu nome, KWON JIYONG, com cinco faixas. No ano seguinte, ele fez seu alistamento militar obrigatório, sendo dispensado apenas em outubro de 2019. E o que vem depois todo mundo lembra né? A pandemia, em 2020. Alguns anos se passaram e G-DRAGON decidiu deixar a YG Entertainment em junho 2023, após ter ficado quase 20 anos na empresa.



Ao sair, ele assina um contrato exclusivo com sua agência atual, a Galaxy Corporation. E então, chegamos em 2024, quando logo no primeiro semestre os rumores de seu retorno começaram a surgir e em outubro ele lança o single POWER, mostrando que realmente não abriu mão de seu estilo musical e tão pouco de sua personalidade artística.



4 músicas do G-DRAGON para curtir enquanto espera o comeback


Mas não se desespere, enquanto esperamos esse retorno incrível, os projetos anteriores do rapper estão aí. Antes do seu último EP e deste grande hiatus, ele lançou projetos marcantes em sua carreira solo, incluindo o álbum Coup d'Etat e os clássicos One of a Kind e Hearbreaker. Para te ajudar a entrar no clima, o Café com Kimchi trouxe algumas músicas do G-DRAGON que você precisa conhecer antes do seu novo álbum. Mas se você já for um fã, nada como relembrar os velhos tempos, não é? Dá uma olhada!


CRAYON


Faixa do álbum One of a Kind, lançado em 2012, essa é uma das músicas mais marcantes da carreira do rapper. O MV é naquele estilo bem típico dos lançamentos da 2° geração: muitas cores, mudanças intensas de cenário, cheio de personalidade e alguns detalhes que fazem você se perguntar: "o que é isso que estou assistindo?" Mas, sem dar pause em nenhum minuto.



CROOKED


CROOKED é outra clássica que você precisa escutar se quiser ter um gostinho do trabalho do G-DRAGON como solista. Lançada em 2013, como parte do álbum Coup d'Etat, a música é super agitada e no MV, vemos o rapper caminhando pelas ruas, arrumando confusão com estranhos e curtindo uma balada.



That XX


Acredite ou não, mas G-DRAGON também tem música de sofrência. That XX, faixa do álbum One of a Kind fala sobre a tristeza de não poder ter a pessoa amada. Inclusive, quem representa a tal pessoa amada no MV é a Jennie do BLACKPINK, bem antes dela se tornar uma integrante do grupo.



Untitled, 2014


A faixa principal do EP KWON JIYONG é a prova de que o rapper não vive só de uma boa farofa. Untitled, 2014 é uma música mais lenta e sentimental, aqui ele canta de maneira suave, falando sobre romance passado, possivelmente vivido em 2014. O EP em geral mostra uma faceta mais íntima do artista, que parece se expressar como Kwon Ji-yong e não como a persona de G-Dragon que está diante dos holofotes há tanto tempo.



E aí, está ansioso para esse retorno? Então siga o Café com Kimchi nas redes sociais para ficar por dentro desse e outros lançamentos!

31 visualizações

Comments


bottom of page